pesquisa e cohecimento

Sobre o Projeto

O MACAM é esta plataforma digital que você acaba de acessar. Ela funciona como um repositório e como espaço de conhecimentocompartilhado sobre o tema mídias alternativas e comunitárias na Amazônia.

O conteúdo principal diz respeito a dois projetos de pesquisa intitulados– “Mídias Alternativas na Amazônia” e “Mídia cidadã e Desenvolvimento Sustentável: mapeamento e análise de rádios comunitárias em regiões de pressão socioambiental na Amazônia” -ambos financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), coordenados respectivamente pelas professoras Célia Trindade Amorim e Rosane Steinbrenner, da Faculdade de Comunicação (FACOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O site abriga também indicações de bibliografia, referências, links e um conjunto de notícias relevantes e de interesse à discussão das formas e meios de uma Comunicação que receba os adjetivos de alternativa, popular, cidadã, comunitária ou radical. Todas elas tendo em comum o princípio da dialogia - ou seja, de uma comunicação inclusiva e horizontal - e a busca pela democratização da comunicação como instrumento de transformação social.

Faculdade de comunicação - FACOM / Universidade Federal do Pará - UFPA 
Contatos: +55 91 3201- 7586 / ufpa.facom@gmail.com